treino de força
A CURA PELA
ATIVIDADE FÍSICA
MUSCULAÇÃO É MUITO EFICAZ NO TRATAMENTO DAS MAZELAS DA COLUNA
A Hérnia de Disco é uma condição que pode ocorrer em qualquer parte do corpo, no entanto é mais comum na coluna. O disco intervertebral tem uma função amortecedora entre uma vértebra e outra. Quando sofre impactos intensos ou leves, porém constantes, ocorre uma protrusão, ou seja, o disco tem uma parte deslocada para fora do espaço normal, causando a hérnia.
Para prevenir esse problema, é importante evitar exercícios que forçam excessivamente ou que colocam muito peso sobre a coluna. O tratamento pode ser feito de forma conservadora com medicamentos, repouso, fisioterapia e exercícios para fortalecer a região.
A Lombalgia se caracteriza por uma dor na região lombar e está entre os problemas de coluna mais comuns entre a população. Ela pode ser causada por diversos fatores, como posição errada da coluna durante os afazeres diários. Passar muitas horas sentado e não se exercitar também contribuem para esse quadro.
O tratamento é feito com o auxílio de medicamentos, repouso e exercícios adequados. É muito importante que os músculos paravertebrais e quadrado lombar sejam fortalecidos para evitar que essa dor se torne crônica e recorrente. Vale também apostar na prevenção, fazendo alongamentos ou levantando a cada uma hora durante o horário de trabalho.
Apesar de atingir mais os idosos, a Artrose pode ser desenvolvida em qualquer fase da vida. Essa doença, que afeta as articulações da coluna, acontece por causa de traumas e abuso no levantamento de pesos. Também tem influência de fatores genéticos.
Pessoas com Escoliose apresentam sintomas como dores intensas nas costas e muita dificuldade para levantar da cama. Além disso, os pacientes que têm artrose na coluna costumam apresentar focos dessa doença em outras articulações do corpo, o que agrava o caso. O tratamento inclui medicação, sessões de fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia.
A escoliose é um tipo de deformidade na coluna vertebral que pode causar ou não a “giba”, uma protuberância na região. A origem depende muito do tipo de escoliose:
a) congênita — caracteriza-se pela má formação das vértebras ainda durante a gestação;
b) neuromuscular — relacionada à fraqueza muscular, espinha bífida, paralisia cerebral, entre outros;
c) idiopática — ainda não possui causa conhecida.
Uma pessoa com escoliose pode apresentar dores constantes na coluna, e o tratamento depende do tamanho da curvatura desenvolvida. O uso de coletes ou a realização de cirurgias podem ser necessários.
Alguém aí sofre com uma ou mais destas condições? Estamos aqui para te orientar de forma adequada. Vem pra #AcadColunaVertebral! Entre em contato e saiba mai