O contexto pandêmico fez com que muitas pessoas com perfil empreendedor buscassem alternativas para multiplicar o capital investido pelos próprios esforços, aumentar a rentabilidade em relação à inflação e diversificar o portfólio de investimentos.
As redes de franquias mostram-se favoráveis à mentalidade empreendedora por garantir uma maior segurança ao gestor, já que elimina algumas etapas, fornece marca consolidada, o modelo de negócio, conhecimento de mercado e sistemas de gestão bem delineados. Mas, claro, também devido à atual crise, o setor de franchising faturou R$ 167,2 bilhões em 2020, retração de 10,5% sobre o resultado de 2019 (R$ 186,8 bilhões). Ainda assim, algumas categorias, atentas às novas necessidades, se reinventaram. Setores essenciais, como bem-estar e saúde, tem papel importante neste crescimento, por exemplo.
Ainda falando sobre a crise econômica, é fato que o período fez com que muitos funcionários, com anos de carteira assinada, um bom salário e uma reserva financeira, pudessem repensar suas condições de trabalho, aprender mais sobre negócios, e tantos deles vislumbraram entrar para o ramo das franquias. Você é um desses? Pois é. Ciente disso, reunimos dados importantes para a sua tomada de decisão consciente. Vamos lá!
Para começar, precisamos diferenciar os dois modelos de franqueados expostos no título deste artigo. São eles: sócio operador e sócio investidor. O sócio operador é, de fato, aquele que se torna um franqueado (que investe e opera) e coloca a mão na massa, participando do dia a dia da empresa, das negociações, da gestão de equipe e tudo o mais que compete ao cronograma de atividades empresariais. É o perfil, até então, mas conhecido.
De uns tempos para cá, porém, o segundo perfil, o do sócio investidor, vem crescendo gradativamente. Este é o perfil do empreendedor visionário que terceiriza a operação para outro sócio ou até mesmo para um gerente. Falando em dados, o principal motivado para esses investidores apostarem no empreendedorismo foi a queda na taxa básica de juros. A Selic está em 2,75% ao ano atualmente. A taxa caiu ao longo de diversos meses e apresentou uma alta de 0,75% na última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).
Para este segundo perfil, é fundamental a pesquisa sobre quem é o parceiro que será colocado como gestor, operar, do negócio franqueado pelo sócio investidor. É preciso ter um afeto societário: você não deve montar negócio com alguém que você não conhece.
Restou alguma dúvida? Comenta aqui, que a gente pode te ajudar. Aproveite e conheça agora a página dedicada à franquia da Academia da Coluna Vertebral.