Pilates e os benefícios da respiração no tratamento fisioterapêutico da coluna vertebral.

Pilates trata-se de um excelente método para alívio de dor, tais com as dores que aparecem e incomodam a coluna vertebral. O método trabalha com a Contrologia, ou seja, faz com que o paciente/aluno aprenda a controlar os músculos do corpo, melhorar postura e manter o tronco mais ereto menos curvado. Possui uma variedade de benefícios a oferecer aos praticantes, e o mais encantador, é que a maioria deles conseguimos sentir logo nas primeiras aulas.

Durante as primeiras aulas terapêuticas usando os princípios do Pilates, é possível se conectar ao seu corpo, com seu “eu interior” através da respiração. É possível sentir suas costelas se abrindo, oxigenando seus órgãos, tecidos, músculos e com isso as tensões dão lugar ao relaxamento. Somente com o treino da respiração, você estará fortalecendo seu abdômen. A velocidade da respiração tende a estar de acordo com a velocidade dos exercícios que na sua maioria das vezes é de forma lenta.

Trabalhando de maneira uniforme a sua respiração, você se depara com vários músculos e tendões encurtados, doloridos por vários motivos, por hábitos ruins, patologias adquiridas ao longo do tempo ou por questões hereditárias. Com as aulas de Pilates você percebe que as resistências desses encurtamentos vão diminuindo ao decorrer do tempo e com esse fator, trabalhando a respiração você consegue aumentar sua amplitude de movimento. Movimentos suaves e firmes podem contribuir para acalmar a mente e o sistema nervoso. Os alongamentos e movimentos podem fortalecer os músculos, assim melhorando a circulação sanguínea e reduzindo a tensão de forma mais completa.