A dor lombar é uma das queixas mais comuns da prática clínica, ocorrendo em mais de 80% dos indivíduos em algum momento de suas vidas. Numerosos fatores têm contribuído para um aumento na prevalência da dor lombar, entre eles o estilo de vida urbano sedentário, a obesidade, as novas exigências do trabalho (doenças ocupacionais), o aumento da sobrevida média da população e as alterações degenerativas associadas ao envelhecimento.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.5.7″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″]
O tratamento atual da dor lombar visa à diminuição da dor, amplitude de movimentos e a melhora do estado funcional do paciente. Para tanto, existe uma gama de diferentes intervenções terapêuticas, incluindo a terapia medicamentosa, a fisioterapia e a acupuntura entre outros. A intervenção pela acupuntura consiste na inserção de agulhas para estímulos em determinados pontos da superfície corporal. Esses pontos fazem parte de uma rede de meridianos interconectados entre si e com os órgãos, por onde flui a energia vital do organismo (Qi). Atuando sobre esses pontos, é possível interferir na função dos órgãos, buscando corrigir desequilíbrios no fluxo da energia, promovendo o reequilíbrio energético e a melhora do indivíduo. Na medicina Ocidental sabemos que a estimulação de pontos de acupuntura, denominados “acupontos” desencadeia uma serie de reações neurológicas e hormonais locais e sistêmicas, com a liberação de substâncias bioquímicas, neurotransmissores e hormônios em diferentes níveis dos sistemas do organismo. Tudo isso resulta em processos regenerativos, analgésicos, anti-inflamatórios e antidepressivos. Além do uso das agulhas outras técnicas dentro da medicina tradicional chinesa podem servir como grandes aliados ao tratamento das dores lombares, como o uso das terapias complementares associadas: Auriculoterapia e Moxaterapia.
Fontes: MA, Yun-tao; Ma, Mila; Cho, Zang, Hee. Acupuntura para controle da dor: Um enfoque integrado. São Paulo, Ed. Roca, 2006. Tratamento Fisioterapêutico por meio da Acupuntura nas Lombalgias. Ed. Rubs, Curitiba. 2005.
Texto: Ft. Larissa Arrais
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]