Uso do ultrassom no tratamento da Cervicalgia

A cervicalgia é uma afecção dolorosa aguda ou crônica da região cervical, considerada a segunda maior causa de dor na coluna vertebral. Alguns estudos trazem que esta condição vai atingir uma média considerável de pessoas em várias faixas etárias, sendo mais comum na fase adulta. Seus sintomas estão relacionados a alterações musculoesqueléticas, fatores emocionais como stress e esforços repetitivos.

Sendo assim a cervicalgia leva a alterações que atrapalham as atividades de vida diária, por causar dor, rigidez e perdas de função. Para evitar estas consequências temos um importante papel na fisioterapia, utilizando de ferramentas para alivio e recuperação de indivíduos nestas condições.

Dentro das diversas modalidades terapêuticas para o tratamento da cervicalgia temos o uso do ultrassom terapêutico, um aparelho da eletrotermoterapia que auxilia em condições agudas e crônicas. Trata-se de um aparelho que emite ondas ultrassónicas no modo continuo ou pulsado, que agem em tecidos profundos de acordo com parâmetros ajustados segundo cada característica pessoal, visando gerar respostas metabólicas locais, proporcionar alivio nas dores e levar a recuperação funcional.

O uso do ultrassom na cervicalgia tem boas referências de efetividade na literatura e também na prática. Os artigos indicam ser um aparelho importante no tratamento, mas tem a necessidade de ser associado a outras terapias passivas e ativas para que a eficácia do tratamento seja alcançada a longo prazo.

Referências:

Takatani FK, Mejia DP. Eletroterapia para o alívio da cervicalgia: uma revisão da literatura.

Santos LC, Abreu RD, Da Silva MC. O uso da tens e do ultrassom para o alívio da cervicalgia: relato de caso. Revista de trabalhos acadêmicos-campus Niterói. 2018 nov 6;2(15).

Delfino PD, Rampim DB, Alfieri FM, Tomikawa LC, Fadel G, Stump PR, Imamura ST, Imamura M, Battistella LR. Cervicalgia: reabilitação. Revista Acta Fisiï¿ ½trica. 2012;19(2):73-81.

Texto: Ft. Michele Souza