Os problemas na coluna afetam a maioria das pessoas. Você, que está lendo este artigo, provavelmente já sentiu algum desconforto ou convive com um incômodo recorrente. Isso acontece porque grande parte da população adota o sedentarismo como hábito em suas vidas.
Levanta daqui, agacha dali. De supetão, desce para pegar algo que caiu. Levanta uma caixa pesada de qualquer forma, não adota os exercícios físicos diariamente, passa horas sentado em frente o computador sem uma postura adequada…São várias as situações que podem prejudicar a nossa coluna. O último exemplo que citei aqui, por exemplo, tem sido cada vez mais frequente, principalmente devido ao novo tempo que vivemos. A Pandemia do Covid-19 fez com que o home office passasse a fazer parte da rotina de muitas pessoas. Sem um escritório preparado em casa, e ao improvisar um local para desenvolver o trabalho diário, a coluna pede atenção extra com horas e horas destinadas em frente a uma tele de computador, tablet ou celular.
Imagine esta situação de falta de atenção, de um trabalho preventivo ou mesmo de exercícios inadequados com a coluna se perdurando por anos e anos. Pois é! Um prato cheio para o desenvolvimento de doenças nas costas. Listei abaixo quatro das principais patologias na coluna, as formas que elas afetam a saúde e dicas de como podem ser prevenidas e tratadas.
A Hérnia de Disco é uma condição que pode ocorrer em qualquer parte do corpo, no entanto é mais comum na coluna. O disco intervertebral tem uma função amortecedora entre uma vértebra e outra. Quando sofre impactos intensos ou leves, porém constantes, ocorre uma protrusão, ou seja, o disco tem uma parte deslocada para fora do espaço normal, causando a hérnia.
Para prevenir esse problema, é importante evitar exercícios que forçam excessivamente ou que colocam muito peso sobre a coluna. O tratamento pode ser feito de forma conservadora com medicamentos, repouso, fisioterapia e exercícios para fortalecer a região.
A Lombalgia se caracteriza por uma dor na região lombar e está entre os problemas de coluna mais comuns entre a população. Ela pode ser causada por diversos fatores, como posição errada da coluna durante os afazeres diários. Passar muitas horas sentado e não se exercitar também contribuem para esse quadro.
O tratamento é feito com o auxílio de medicamentos, repouso e exercícios adequados. É muito importante que os músculos paravertebrais e quadrado lombar sejam fortalecidos para evitar que essa dor se torne crônica e recorrente. Vale também apostar na prevenção, fazendo alongamentos ou levantando a cada uma hora durante o horário de trabalho.
Apesar de atingir mais os idosos, a Artrose pode ser desenvolvida em qualquer fase da vida. Essa doença, que afeta as articulações da coluna, acontece por causa de traumas e abuso no levantamento de pesos. Também tem influência de fatores genéticos.
Pessoas com Escoliose apresentam sintomas como dores intensas nas costas e muita dificuldade para levantar da cama. Além disso, os pacientes que têm artrose na coluna costumam apresentar focos dessa doença em outras articulações do corpo, o que agrava o caso. O tratamento inclui medicação, sessões de fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia.
A escoliose é um tipo de deformidade na coluna vertebral que pode causar ou não a “giba”, uma protuberância na região. A origem depende muito do tipo de escoliose:
a) congênita — caracteriza-se pela má formação das vértebras ainda durante a gestação;
b) neuromuscular — relacionada à fraqueza muscular, espinha bífida, paralisia cerebral, entre outros;
c) idiopática — ainda não possui causa conhecida.
Uma pessoa com escoliose pode apresentar dores constantes na coluna, e o tratamento depende do tamanho da curvatura desenvolvida. O uso de coletes ou a realização de cirurgias podem ser necessários.
Alguém aí sofre com uma ou mais destas condições? Estamos aqui para te orientar de forma adequada. Vem pra #AcadColunaVertebral! Entre em contato e saiba mais!